data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Marcos Medeiros, de 6 anos, foi fantasiado de Homem-Aranha para ter coragem e encarar a vacina
Até o Homem-Aranha recebeu o imunizante no Dia C de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria. De acordo com a prefeitura, 3.376 crianças entre 6 e 11 anos foram vacinadas nos 14 pontos de vacinação neste sábado. A vacinação se deu por agendamento, esgotado na última quinta-feira. Inicialmente, a prefeitura havia disponibilizado 2.431 vagas por agendamento para o Dia C. No entanto, foram colocadas doses extras nos locais para quem não conseguiu agendar e mesmo assim procurou pela imunização.
No Clube Dores, o movimento era tranquilo durante a manhã. Foi ali que Marcos Gabriel Kael Medeiros, de seis anos, roubou a cena fantasiado com seu super-herói favorito.
- Usei a fantasia para me dar coragem. E deu certo! - disse o pequeno, que tirou fotos com os voluntários da vacinação.
Suposto caso de homofobia na UFSM é investigado pela polícia
Conforme a mãe, Laila Abdes Salam Suleimam, de 48 anos, a ideia foi toda do filho.
- Ele adora. Tem tudo do Homem-Aranha, caderno, fantasia - disse.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Área de recreação no Clube Dores
Eles conseguiram a dose mesmo sem terem agendado para o Clube Dores. Mais pessoas procuraram pela vacina sem horário agendado. Não há garantia da disponibilidade de doses, mas como há uma reserva técnica de vacinas em todos os pontos, alguns conseguiram ser vacinados. Conforme o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, por conta das doses extras disponibilizadas nos locais.
Presidente da Andifes diz que cortes preocupam e aponta cenário difícil para universidades em 2022
- Estamos tendo uma procura nas unidades de pessoas que não agendaram. Ao final de cada turno de 30 minutos, as equipes buscam encaixar quem está no critério, dando esse acesso para quem não conseguiu fazer o agendamento. Outras pessoas estavam em uma listagem extra que foi feita nas unidades. Estamos buscando fazer essa administração da melhor forma possível, para ter esses blocos de horário bem preenchidos e não ter acúmulos muito grande pela manhã, além de dar acesso a quem não conseguiu fazer o agendamento, mas está no critério - explica Ribas.
Na vacinação de crianças, há necessidade de aguardar por 20 minutos após a vacina. No Clube Dores, a espera foi transformada em diversão. As crianças tinham mesas e lápis de cor à disposição para pintar os certificados de coragem. Em uma tela, era projetado um filme da Turma da Mônica e o palhaço Katu Piry e um mascote do clube animavam a criançada.
A movimentação foi grande também na UBS Itararé. Ali, a mãe do Marcelo, de sete anos, Rosane Matos Dorneles, aguardava aliviada pela vacina do filho. Ela levou duas semanas para conseguir agendar um horário para imunizar o pequeno.
- É importante se vacinar. Tem muitas crianças que são doentes, precisamos tomar a vacina para nos proteger do coronavírus - disse Marcelo.
Proposta de reajuste dos ônibus será apresentada em breve
E também teve vacina em dose dupla. A técnica em Enfermagem Raquel Saraiva, de 38 anos, levou as duas filhas para a UBS Itararé. Luiza, nove anos, e Paula, de seis, mostraram coragem na hora da aplicação.
- Elas são bem tranquilas e sabem a importância da vacinação para prevenirem a contaminação - disse a mãe orgulhosa.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Paula, de seis anos, recebeu a vacina na UBS Itararé
AGENDAMENTO
Conforme a prefeitura, 7.653 crianças de 5 a 11 anos já receberam a primeira dose em Santa Maria. Devido a alguns relatos de dificuldade, o cadastro para o agendamento dos 5 aos 11 anos, na próxima semana, será aberto às 8h de segunda-feira. Para quem ainda enfrenta problemas de acesso à internet ou não conseguir fazer o cadastro pelo site da prefeitura, os profissionais da EnfClin, da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) irão auxiliar com o serviço, através do telefone e pelo WhatsApp (veja os números abaixo).
- Damos acesso ao telefone e pelas unidades de saúde que estão buscando conseguir agendar nas vagas e fazer uma listagem extra, que nos auxilia com a administração das doses. Adaptações sempre ocorrem, para dar o acesso mais ampliado em cada ação. Mas a próxima semana vamos continuar fazendo por agendamento. O acesso está maior do que o esperado, em todos os pontos a procura está sendo boa e isso facilita para começar o ano letivo com o maior número de crianças vacinadas - comenta o secretário.
ENFCLIN (Fisma)
- Site - fismaenfclin.com.br/
- WhatsApp - (55) 99608-9860
- Telefone fixo - (55) 3025-9724 ou 3025-9727 ou 3025-9732